Artigos

Leia abaixo artigos do palestrante de vendas Marcelo Ortega.


8 Dicas para motivar sua equipe de trabalho

Por Gabriela, Redatoda da Gestão Click

A motivação dos funcionários é um desafio contínuo. Contudo, um ambiente de trabalho que não enfatiza a satisfação dos empregados como parte de uma estratégia pode caminhar por uma estrada difícil.

Por um lado, eles reconhecem seu poder na elaboração do que tem a oferecer, e por outro lado, eles se sentem sem apoio, recompensados ​​ou reconhecidos por seu serviço. Por isso, atualmente, é crescente a rotatividade de trabalho no Brasil, que subiu em 82%.

Além disso, mesmo os locais de trabalho mais favoráveis ​​fornecem desafios diários e muitas vezes parecem operar em objetivos cruzados com seus esforços para incentivar e motivar sua equipe de trabalho.

Não importa o clima que sua organização ofereça para apoiar a motivação dos funcionários, você pode dentro dos perímetros de suas áreas de responsabilidade (e até além, se você optar por ampliar seu alcance), criar um ambiente que promova e incentive a motivação dos funcionários.

Aprenda como motivar sua equipe de trabalho com essas dicas

  1. Incentive a participação

Poucas coisas energizam um empregado mais do que o convidando a participação, criando uma sensação de que eles realmente têm uma palavra a dizer nas condições de um local de trabalho.

A democracia não é apenas uma forma viável de organização política, também é uma ótima maneira de promover a prosperidade das empresas.

  1. Trabalhar ativamente para trazer felicidade ao seu local de trabalho
  • Maior produtividade - pessoas felizes conseguem melhores resultados;
  • Maior qualidade - porque os funcionários felizes se preocupam com a qualidade;
  • Menor absentismo - as pessoas realmente querem ir ao trabalho;
  • Menos estresse - pessoas felizes são menos suscetíveis ao estresse;
  • Vendas mais elevadas - pessoas felizes são os melhores vendedores;
  • Maior satisfação do cliente - funcionários felizes são a melhor base para um bom serviço;
  • Mais criatividade e inovação - as pessoas felizes são mais criativas;
  • Mais adaptável - as pessoas felizes são muito mais adaptativas e abertas à mudança;
  • Melhor desempenho de estoque - por todos os motivos acima;
  • Maiores lucros - por todos os motivos acima.
  1. Seja uma inspiração

Atue como um modelo a seguir e ajude os funcionários a identificar no que são apaixonados no trabalho e então lhes forneça alguns projetos em sua área de paixão ou interesse - um funcionário feliz é um empregado motivado.

  1. Defina os objetivos

Para motivar sua equipe de trabalho defina claramente à visão, missão e estratégia da organização, bem como as metas e objetivos de cada funcionário (e inclua seus funcionários na elaboração destes).

Certifique-se de que todos em sua equipe entendam o papel fundamental que desempenham para contribuir com o sucesso do departamento e que cada funcionário esteja alinhado com a estratégia geral e assim a energia da equipe positiva ajudará a motivar todos.

  1. Capacite seus empregados

Capacite seus funcionários para ter sucesso e delegar um trabalho desafiador e significativo - em geral, as pessoas desejam ter sucesso e querem continuar aprendendo e crescendo, para oferecer oportunidades.

  1. Trabalhe individualmente

Trabalhe com cada funcionário para criar seu próprio plano de desenvolvimento pessoal e em seguida, forneça-lhes treinamento e orientação e ajude-os a aumentar suas habilidades e seu senso de competência e realização.

  1. Ofereça recompensas

Monitore o progresso de seus funcionários para alcançar suas metas e objetivos - então forneça recompensas para reforçar comportamentos positivos, aumentar sua sensação de progresso e mantê-los motivados.

Isso pode incluir o reconhecimento na frente de colegas e outras recompensas que não custam muito dinheiro, mas são significativos para a pessoa.

  1. Invista na sua ferramenta de trabalho

Para motivar sua equipe de trabalho você pode optar por usar um software de gestão empresarial que cria uma sensação de pertencer por meio de funcionários que tem acesso, e facilita os trabalhos do dia a dia.

Com funcionalidades como controle de estoques, vendas e controle financeiro, você pode motivar sua equipe de trabalho ao mostrar que essas tarefas podem ser realizadas de maneira ágil e simples.

E para motivar sua equipe de trabalho a aprender, crescer, tentar desafiar novas atribuições e trabalhar em conjunto como equipe, você pode acessar a plataforma Gestão Click que oferece serviços que ajudaram você a conseguir isso.




Dica de Vendas

Quem faz mais do que é pago para fazer, normalmente atrai pagamentos melhores sem saber.






Sobre Marcelo Ortega

Marcelo Ortega é treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes que determinam crescimento, lucratividade e aumento de produtividade dos vendedores e áreas afins como marketing, atendimento, suporte ao cliente, contact center, pós-venda e relacionamento com clientes internos e externos.

Está com alguma dúvida?
Fale Comigo no WhatsApp!