Artigos

Leia abaixo artigos do palestrante de vendas Marcelo Ortega.


Natal do Vendedor é agora!

 
 
Por Marcelo Ortega
 
Todo ano eu destaco a importância do volume de ações de marketing e vendas antes do final do ano, para que tenhamos um Natal farto. É nesta reta final do ano que devemos impactar mais o mercado, seja no varejo ou até mesmo no corporativo, para que tenhamos uma boa demanda de clientes compradores nos últimos dias do ano, bem como, no início ao ano novo. O empreendedor, gestor e o vendedor precisa se preparar para isso e organizar junto com seus colegas e equipe, uma sequência de ações que podem multiplicar seus resultados, mesmo em tempo de recessão e crise.
 
Por isso, estou te enviando esse texto e espero que você o curta e compartilhe com todos seus amigos da área de vendas.
 
Para vender mais no final do ano, eu recomendo: Planejamento de campanhas de marketing focada nos clientes mais assíduos, pois eles precisam ter acesso a vantagens antes dos demais. Se você vai criar algo especial para o final ou começo do ano, mostre agora, afinal seu cliente já pode ir se programando para a ocasião e, separar orçamento para isso. Agências de viagens são um bom exemplo de venda antecipada, para pacotes de réveillon. E no seu negócio? Como poderia promover seus produtos antecipadamente.
 
Liste os produtos e serviços mais vendidos no ano e ainda, aqueles que não venderam tanto pela sazonalidade eventual. Promova-os de forma a complementar aquilo que a base de clientes pode necessitar. Quem comprou um produto ou serviço, pode demandar uma extensão de garantia, se interessar por mais itens de uma coleção nova, pode fazer upgrade ou presentear familiares e outras pessoas Dezembro já começou. O Natal, portanto, é agora. Isso mesmo, estamos em Outubro/Novembro mas já criando oportunidades para Dezembro e Janeiro. Entrar nos meses mais críticos do ano, pela demanda alta em alguns segmentos, ou muito baixa, pela parada de empresas (recesso), requer uma relação próxima agora. Investigue sua carteira de clientes e entenda como será o final do ano para eles. Enfoque novidades, comente sobre seus planos para 2018 e apresente algo novo.
 
Crie eventos que aumentem a experiencia positiva em seus produtos. No verão as pessoas gostam de eventos ao ar livre, de experiencias de convívio, de exposição de novidades, é uma tendência do varejo e por que não dizer que isso também vale no B2B. vivemos a era da “clientividade” (termo do bom amigo e autor César Souza), e cada cliente precisa sentir-se importante! Faça algo bacana, que envolva o seu cliente de forma marcante, memorável e inesquecível. Tem restaurantes e hotéis criando detalhes no atendimento que enchem os olhos, por que querem o cliente lá no final de ano, nas comemorações. Tem lojas de carros, com momentos promocionais muito interessantes, pensando em esgotar estoques no ano, afinal vem aí modelos novos.
 
Invista tempo em visitar seus clientes para planejar o ano novo. E-mail e redes sociais não servem para discutir orçamentos (budgets) no mundo corporativo. Mesmo com as distancias continentais de nosso Brasil, vale a pena, em casos mais próximos, ter uma relação mais pessoal com seus clientes e procurar definir cenários e possibilidades para o anjo seguinte. Muitos dos negócios que ocorrerão de Janeiro a Março do ano seguinte, estão sendo orçados agora. Multiplique sua presença no Google e Facebook. Sua marca precisa figurar entre as primeiras nos principais mecanismos de pesquisa e ações de Remarketing com seu público-alvo. A grande maioria das pessoas compram depois de pesquisas na internet, afinal toda a informação está lá. Não subestime o seu cliente, por que se você não estiver perto dele e do seu smartphone seu concorrente estará.
 
Vista-se de ano novo. Isso mesmo, é hora de jogar materiais de marketing, até mesmo a camisa e gravata do verão passado, de lado. Mostre-se com um novo ar, reformulando sua apresentação, discursos, entusiasmo. O ano novo vem aí e você precisa parecer já estar nele.
 
Energias renovadas, novos produtos e serviços, um ar de sucesso.... São meus votos para você. Feliz Natal e um ótimo ano novo... boa$ venda$...afinal... já chegou o Natal.
 
Marcelo Ortega – Palestrante, treinador e autor de diversos livros de vendas e gerenciamento comercial.
@marceloortega



Dica de Vendas

Quem faz mais do que é pago para fazer, normalmente atrai pagamentos melhores sem saber.






Sobre Marcelo Ortega

Marcelo Ortega é treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes que determinam crescimento, lucratividade e aumento de produtividade dos vendedores e áreas afins como marketing, atendimento, suporte ao cliente, contact center, pós-venda e relacionamento com clientes internos e externos.

Está com alguma dúvida?
Fale Comigo no WhatsApp!