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Leia abaixo artigos do palestrante de vendas Marcelo Ortega.


Todo negócio tem seu Ecossistema - vai ficar de fora?



Já parou pra pensar quantos negócios estão inter-relacionados ao seu?

Quando você vende seu produto, muitos setores da economia se movimentam e você muitas vezes, nem se relaciona com alguma empresa deste segmento.

Um hotel está diretamente relacionado a locadora de carros, a cia aérea, a rede de restaurantes... Isso é perceptível pelo setor hoteleiro e de turismo em geral, por que vemos cada vez mais a intensificação do relacionamento destas áreas diversas para atender o turista de forma completa, incluindo planos de fidelidade, ações de marketing conjugadas, aplicativos que movimentam as reservas de tudo para quem viaja.

Mas, e no seu segmento? Digamos que seja médico, um gastro. Você tem todo um “ecossistema” - palavra muito usada nos tempos atuais – para pensar. Quando trata um paciente (cliente) e lhe propõe uma cirurgia de redução de estômago para emagrecimento, está gerando trabalho para empresas de dermocosmética, dermatologistas, esteticistas, personal trainers e muito mais. Sua prescrição médica vai além da farmácia, dos medicamentos receitados.

Este profissional liberal, no caso o médico, no mundo de hoje, cria soluções completas, com parcerias estratégicas no segmento em que atua e se beneficia disto, não necessariamente na parte financeira, mas na retribuição de indicações e na cooperação de seus parceiros de negócios, que certamente o irão recomendar.

Viver sozinho no futuro, será impossível. Vivemos o Brasil dos conflitos, da falta de consenso, da falta de ecologia, no sentido mais amplo da palavra, que significa estudar o que nos cerca. O seu meio ambiente no mundo dos negócios, pode te levar a um patamar muito maior de visibilidade e credibilidade. Se você é um decorador ou arquiteto, seus melhores parceiros são as importadoras e construtoras. Isso vale para o pintor, para o empreiteiro, para os eletricistas, etc.

Milhares de empregos são gerados a partir da venda de um produto. Somos um país de serviços, em essência. No agronegócio, vemos as cooperativas vencendo as dificuldades e o monopólio de indústrias e movimentando mais renda para o agricultor comum, antes considerado um nano produtor.

Outro exemplo, é olhar no varejo, empresas criando mix de soluções conjugadas. Uma estratégia de marketing que vi recentemente me chamou a atenção. Parceria entre o cinema e o fast food mais caro de um determinado shopping. Nas crises, pouca gente comia ali, mas muitos iam no cinema. O cinema e este fast food, criaram uma parceria e promoveram suas marcas entre si, dando vantagens e atendimento diferenciado a clientes comuns. É uma ação criativa para quem precisa captar atenção de um cliente novo, que não percebe ainda o seu valor.

Quando comecei em vendas e até mesmo quando, por varias vezes, vendi um produto ou serviço novo, inédito, lançamento no Brasil, eu recorria a parcerias e criava cases nos segmentos mais prestigiosos do mercado, para que houvesse mais gente corroborando com a minha necessidade de propagação do valor de minha solução.

É hora de entender que a competição será terrível se não houver cooperação.

Cooperativismo é o futuro do mercado, onde vale mesmo aquela máxima: juntos somos mais fortes.

O seu ecossistema clama por sua participação efetiva, contributiva, associativa e sobretudo cooperativa.

Pense nisso e muito Sucesso!




Dica de Vendas

Quem faz mais do que é pago para fazer, normalmente atrai pagamentos melhores sem saber.






Sobre Marcelo Ortega

Marcelo Ortega é treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes que determinam crescimento, lucratividade e aumento de produtividade dos vendedores e áreas afins como marketing, atendimento, suporte ao cliente, contact center, pós-venda e relacionamento com clientes internos e externos.

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