O maior palestrante de vendas do Brasil: Marcelo Ortega

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O Futuro Agora!

Inovação, Criatividade, Empreendedorismo e Produtividade em Vendas

Por Marcelo Ortega

 

 

Vamos falar de produtividade? Mas antes, me permita dar um START em você com conceitos que aprendi durante uma imersão em empresas do Vale do Silício.

Não dá para falar de produtividade sem considerar o novo mercado, as novas competências, os modelos de negócios orientados ao intraempreendedorismo. Neologismo que nos leva a crer que no futuro, aquilo que não for feito para solucionar problemas, aumentar nossa qualidade de vida, gerar mais lucro, reduzir retrabalhos, proporcionar segurança e conforto, não será percebido como um produto ou serviço de valor.

O mundo mudou, a tecnologia mudou e você? Quando a gente vê o futuro de perto, nota que a disparidade entre o que conhecemos e que já está sendo praticado nos maiores centros de tecnologia do planeta, é gigantesca.

Transportando essa evolução para as pessoas, para sua importância nos negócios, fica ainda mais complicado decifrar quais competências precisaremos ter para estar na dianteira. Em 20 anos, quase ninguém tinha acesso às tecnologias como equipamentos responsivos como Smart Phones e TVs, GPS, Geolocalização, Drones, totens de compra, Big data, Internet das coisas, aplicativos para quase tudo que se necessita. A Internet era uma tendência, hoje é sobrevivência de todos os negócios. Nizan Guanaes voltou este ano à DM9, depois de 17 anos, para vestir as chinelas da humildade, como ele mesmo em disse em vídeo que transmitiu no Youtube, por que esta gigante e premiadíssima agencia de publicidade precisa “pivotar” seu foco, ou perderá “tração” diante o novo mundo online. Mas em seu discurso inaugural nesta volta triunfal, enfatizou que são as pessoas, suas mentes criativas que mudarão o contexto de negócio, que não pode ser “comoditizado”, como tudo é hoje em dia.

“Nunca de falou tanto em pessoas”, sempre digo, mesmo com a 4ª. Revolução tecnológica em pleno vapor!

Inovação demanda criatividade. Fazer diferente requer pensar fora da loja, do escritório, da indústria. O cliente é o eixo do sucesso, a unidade de lucro mais relevante para seu posicionamento.

Assim faz a Riot Games, criadora do jogo mais jogado do mundo, “League of Legends”. São 103 milhões de usuários (clientes), em todo o mundo.  Estima-se que esta empresa fature 10 bi por ano, com a venda de acessórios ao jogo, como “skins”, playlists, avatars e tudo mais que gira em torno da marca. Fãs espalhados pelo planeta, nunca se sentem arrependidos de gastar US$ 5,00 na compra de algum acessório para seu personagem no jogo. Segundo o diretor de Marketing, Leão, um brasileiro que me recebeu por lá, a cliente sempre sente que pagou pouco pelo quanto ele recebe da Riot. Eles pensam sempre como o cliente, afinal tem mais de 1000 pessoas envolvidas em viver o jogo, desenhar soluções, opções criativas para encantar o usuário.

Do mundo dos games para o mundo dos negócios, das vendas empresariais, 10 mil funcionários é o que tem hoje a Sales Force, maior empresa do mundo de CRM com enfoque na gestão comercial. 9 anos de existência e com a pretensão de chegar a 23 mil funcionários em 2020.

Duas empresas mono-produto: um game e um CRM, que levaram estas startups, a serem gigantes nos seus respectivos mercados.

O conceito de valor de outras 8 empresas que visitei no vale do silício, se assemelham a destas duas que citei aqui. A Produtividade não tem a ver com pressão ou liderança autoritária. É uma questão de compromisso de cada colaborador, em especial, compromisso com o cliente ou usuário do produto. As pessoas, são livres em termos de horários, trabalham com metas bem definidas, aprendem desde muito jovens o modelo de pertencer a um negócio, onde a cultura e o ambiente são de extrema cooperação e liberdade de expressão. Empresas leves, sem a rigidez dos escritórios e dos modelos burocráticos tradicionais, que crescem vertiginosamente ano após ano. Portanto, o segredo do sucesso está no intraempreendedorismo, onde as pessoas se sentem donas do negócio, participam da construção de ideias e se satisfazem do ambiente de coletividade.

Quebrar uma empresa, para um jovem americano, não é um sinal de derrota. Você não será um “loser” se sua empresa quebrar, mas se nunca tentar e se desistir depois disso. “loser” ou perdedor é aquele que limita suas crenças, suas metas, seus talentos por não se colocar a serviço da trilha de amadurecimento de um projeto ou ideia. Quem vive num ambiente de intraempreendedores (entrepenneurs), vê de perto o nível de engajamento e produtividade

Criatividade é uma habilidade que se desenvolve em ambiente assim, muito mais facilmente. O líder inspira essa competência com a participação das pessoas na modelagem de projetos e produtos. Metas definem o ritmo e são sagradas para todos.

Vi isso e muitos outras chaves para inovação neste mundo de negócios sólidos ou de startups geniais que se apoiam na disrupção para o sucesso. Irei compartilhar tudo que vi nesta imersão no Vale do Silício em 4 Hangouts (vídeos ao vivo pelo Google Plus), que iniciam no mês de março. Serão 4 sessões, 1 por semana, com duração de 30 minutos.

Acesse aqui para ter acesso:

http://www.marceloortega.com.br/lp/mission-silicon-valley/

Vou falar sobre os principais cases de sucesso que estudei por lá e ainda destacar o que vi em especial na Apple, no Google, na Riot Games, Sales Force, NetFlix, Uber, Cedars-Sinai, Techstars, Yelp, Stanford University e muito mais.

Vou contar como foi estar com esse grupo de palestrantes e empresários que viveram esta missão Sillicon Valley, incluindo a experiência de pilotar carros elétricos e autônomos, que fazem tudo sozinhos, ou assistir a um jogo dos Lakers pela NBA.

Venha viver comigo estes dias mágicos e altamente transformadores no nosso jeito de pensar e agir.

Inscreva-se nesses hangouts clicando aqui! É uma oportunidade e tanto de aprender como será o amanhã... O Futuro Agora!

Abraços e até Março!

 

Marcelo Ortega

Palestrante, especialista em aumentar a produtividade de equipes de vendas e a lucratividade de seu negócio. Autor de diversos livros, dentre estes o best seller Inteligência em Vendas. marceloortega.com.br | fb.com/palestrantedevendas

 


© Marcelo Ortega 2020.

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