O maior palestrante de vendas do Brasil: Marcelo Ortega

Palestras de vendas personalizadas com o renomado palestrante de vendas internacional

Marcelo Ortega é palestrante de vendas, com grandes clientes que contratam palestras de vendas. Conheça melhor o palestrante e suas palestras agora!


artigos na mídia
Artigos

Um brinde às incertezas, mudanças, ao caos!

Quando estamos bem, fazemos bem... costumo afirmar!

Isso por conhecimento de causa. Trabalho há 30 anos e nunca consegui manter minha performance quando estava abatido ou chateado. Mesmo que tecnicamente você se mantenha intacto, seu emocional depõe contra, parece lhe deixar num estado de poucos amigos e pouca paciência para vencer os desafios da profissão. Muitas vezes eu mudei meu modelo de vida e por isso decidi discorrer sobre essa temática. Sei que muitos que me acompanham, podem estar vivendo neste momento de crise, uma queda de performance, que não tem a ver com o momento financeiro somente, mas com sua situação emocional e com seu entusiasmo diante a barreiras e problemáticas vindas de fora.

Quando rompi com minha vida de executivo, sofri muito até ter resultado como profissional liberal. Foram anos, quebrando a cabeça, por que não dizer a empresa também. Só quem quebra duas ou três vezes, aprende a ser resistente e resiliente para vencer no empreendedorismo, concluo. Mas o lado emocional precisa estar forte. Você tem de acreditar em si, no que faz, nas pessoas que te cercam, pois são estes elementos ligados à sua crença que te faz capaz de ser maior que o desafio financeiro ou mercadológico.

O mercado é sempre voraz para quem não tem um certo grau de ousadia e muita coragem. Se você vive como empreendedor e especialmente, como vendedor, um momento difícil, terá que rever seu comportamento antes de seu conhecimento e pensamento estratégico. Comportar-se como um vencedor é o ingrediente básico para essa relação de sabor e saber. Aliás, a palavra sabor deve vir de saber, por que quando aprendemos a saborear a trajetória do nosso sucesso, mesmo com todos os percalços, nos tornamos mais sapientes.

Inteligência emocional é um tema muito explorado em livros, palestras e teses. Mas não quero me ater ao termo inteligência neste artigo, por que não estou escrevendo com a razão, com o lado racional de meu córtex. Quero que reflita comigo, usando mais seu lado reptiliano (dos instintos) sobre mudanças, desavenças, separações, conflitos pessoais, dificuldades de relacionamento com pessoas que ama, dessabores da vida comuns entre os povos e pessoas de todos os cantos do planeta.

Somos humanos e ser humano remete a sentir quase que sempre: medo, raiva, tristeza e alegria. As 4 emoções básicas, sendo que 3 delas são negativas. Por isso tendemos a reagir negativamente a problemas pessoais, que certamente desembocam no profissional.

Estou vivendo um momento de transformação na minha vida pessoal e isso reflete no meu modo de pensar e agir. Aprendi com a vida, no alto de maus 41 anos de idade, ou seja, ainda um jovem aprendiz, que devemos primar por valores centrais e que o sucesso não é a qualquer preço. Alguns leitores desse artigo vivem, viveram ou viverão crises internas durante sua trajetória, mas o segredo que preciso compartilhar contigo, é mais profundo que os clichês de que devemos valorizar o que temos, o que somos, as pessoas que amamos, etc.

O vendedor que não vende é demitido. Ninguém pensa nas pessoas que ele ama ou no que ele tem ou é. A mudança força a transformação, e este mundo de crises, de conflitos, de inesperadas rupturas é o que os faz criar novas trajetórias e valores pessoais.

Com as mudanças que vivi, aprendi a ser maior como pessoa. Mudar de casa, mudar de profissão, formar profissionais, educar um filho amado, me frustrar quando não fui exemplar, frustrar os outros com meus defeitos, fazer diferente para não estar em zona de conforto, foi e sempre será meu modelo de vida.

Amar a si mesmo é a melhor demonstração de valorização ao seu meio pessoal, comunidade e sociedade em que vive. Ser integro, capaz de se adaptar, capaz de se superar é a única coisa que te credencia a estar entre os mais bem-sucedidos. Viver uma vida de fingimento, de aparências, de frustrações, mesmo com certo sucesso, um bom dinheiro e aparente felicidade é o pior dos modelos que você pode praticar. De novo, falo por conhecimento de causa.

Por isso, declaro meu manifesto a felicidade e ao sucesso pessoal:

Não permita que nada anule você e seu jeito de ser. Modifique aquilo que precisa em você para prover uma vida plena e equilibrada, entre o que é satisfatório no aspecto cotidiano e que te leva ao clímax nos momentos em que realiza seus projetos pessoais. Conviva com crises, problemas e mudanças sem medo de ser feliz. Você é maior que qualquer barreira, quando sua consciência tem amplitude de espirito e sentido de ser. Nunca se dedique a algo que lhe consome dia após dia, mesmo que isso seja aparentemente fazer o bem para quem quer que seja que não você. Ame intensamente seus filhos, seus pais, seus irmãos. Valorize sua parceira ou parceiro de vida, quando o faz por merecer. Lembre-se que algo maior é vai ajeitar tudo quando seu amor pela vida for pleno. Seja um empreendedor, um gestor, um vendedor de sucesso como reflexo de sua venda interna: você consegue vender você para você mesmo.

Como vendedor que sou, digo com o coração para você que vive um caos momentâneo. Use o lema dos grandes realizadores e das pessoas que não se deslumbram com o sucesso. O lema é “Isso logo passará”. Seja quando uma coisa está muito ruim ou mesmo muito boa em sua vida.

Como disse me amigo Irineu Toledo, estes dias, nas redes sociais:

“Um brinde às incertezas!

Um brinde ao acaso. 
Um brinde ao que deu certo, ao que não deu em nada. 
Um brinde ao caminho incerto, à pessoa errada. 
Um brinde à tudo que acontece, um brinde ao que nunca vai acontecer. 
Um brinde à tudo que mudou, e a tudo que nunca vai mudar. 
Um brinde à você. Outro à mim. 
Um brinde à tudo que parece certo e a tudo que parece errado. 
Um brinde ao dia de hoje e ao dia de amanhã. 
Um brinde ao que nunca foi e nem nunca será. 
Um brinde à tudo. Um brinde ao nada. 
Um brinde aos descaminhos. 
Um brinde aos começos. 
Um brinde ao fim !!!!”

Por fim, enfrente de frente você no seu espelho, aceitando suas incompetências e defeitos, sem fingir que é perfeito.

Lute para que a cada dia, a cada hora, a sua vida seja uma plena melhora.

 

Marcelo Ortega

Palestrante, autor de diversos livros, colunista dos principais canais de vendas e marketing do Brasil. Entre os 3 mais bem avaliados conferencistas da atualidade. www.marceloortega.com.br

 


© Marcelo Ortega 2020.

Está com alguma dúvida?
Fale Comigo no WhatsApp!