O maior palestrante de vendas do Brasil: Marcelo Ortega

Palestras de vendas personalizadas com o renomado palestrante de vendas internacional

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4 caminhos para se diferenciar do concorrente nesta 4ª. Revolução tecnológica



Vivemos uma mudança ferrenha nas comunicações e nos modelos de consumo. O varejo é um dos mais afetados por isso. Entenda-se varejo como meio de venda que atinge o cliente final, não o revendedor. Mesmo que você atue no segmento de vendas corporativas, o impacto também é grande para se destacar diante de tanta oferta que o mercado proporciona e que nos leva a guerra de preços.

Decidi escrever este artigo, me concentrando no que aprendi nestas andanças pelo mundo nos últimos 10 anos. Estive em Dubai, Japão, Portugal, China, Vale do silício nos EUA e por aí vai. O que eu vi? Tecnologias e novos conceitos espalhados para fazer uma única coisa: criar necessidades nas pessoas e prover facilitadores para sua vida.

A tecnologia matará lojas, negócios sem propósito, vendedores que só vendem produtos. O momento do mercado é impactado pela maneira como o cliente virou o centro de poder de escolha. Não é mais o cliente que precisa de você, e sim o contrário. Não é mais a sua empresa que criará campanhas de marketing para vender, é o cliente que falará de você para contagiar outros clientes em potencial.

Seguem 3 caminhos essenciais para se diferenciar:

  1. Reinvente-se: recrie seu posicionamento no mundo e reveja sua missão como empresa e como vendedor. Não pense em você, pense na vida dos seus clientes e consumidores e pare de usar materiais de venda que apresente apenas produtos. Venda lucro, facilidades, agilidade, conforto e tranquilidade em vez de softwares, automóveis, roupas e seguros.

  2. Entre na internet e nas redes sociais, olhe o que o mercado em que você compete está buscando no Google, percebendo o que; é mais procurado, pesquisado, pensado pelo seu cliente antes de encontrar você.
  1. Seja percebido, considerado como opção de compra, recomprado e indicado se quiser ser reconhecido. Não deixe sua loja ou escritório apenas no campo físico, por que o meio digital é uma porta gigante para exposição de suas ideias, negócios e marca.
  1. Não perca o lado humano da venda. Mesmo sendo mais digital, seja sobretudo relacional. Ajude as pessoas a comprar, fornecendo informações úteis com rapidez, com um toque humano na hora de atender. Maquinhas e inteligência artificial não definem o jogo das vendas, quando o que mais importa é a relação de confiança. Faça verdadeiramente vendas consultivas, inclusive pela internet.

Nos próximos anos, viveremos mais intensamente a entrada de novos produtos concorrentes aos nossos, graças a banalização e aceleração de muitos segmentos de mercado. Banalização, porque tudo é copiável. E aceleração, porque não se pode frear o desenvolvimento da internet e das máquinas. Esteja atento ao novo, mudando o seu olhar negativo para esta onda de inovação e de consumo mais voltado ao intangível. O cliente é intangível, mas o seu olhar atento para ele, materializa a relação.

Redefina sua rota se preciso. Atinja suas metas acima de tudo.


© Marcelo Ortega 2020.

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