Marcelo Ortega é um dos maiores palestrantes de vendas do país, reconhecido pelos maiores veículos, publicações especializadas e instituições de educação corporativa do Brasil.
Vivemos uma mudança ferrenha nas comunicações e nos modelos de consumo. O varejo é um dos mais afetados por isso. Entenda-se varejo como meio de venda que atinge o cliente final, não o revendedor. Mesmo que você atue no segmento de vendas corporativas, o impacto também é grande para se destacar diante de tanta oferta que o mercado proporciona e que nos leva a guerra de preços.
Decidi escrever este artigo, me concentrando no que aprendi nestas andanças pelo mundo nos últimos 10 anos. Estive em Dubai, Japão, Portugal, China, Vale do silício nos EUA e por aí vai. O que eu vi? Tecnologias e novos conceitos espalhados para fazer uma única coisa: criar necessidades nas pessoas e prover facilitadores para sua vida.
A tecnologia matará lojas, negócios sem propósito, vendedores que só vendem produtos. O momento do mercado é impactado pela maneira como o cliente virou o centro de poder de escolha. Não é mais o cliente que precisa de você, e sim o contrário. Não é mais a sua empresa que criará campanhas de marketing para vender, é o cliente que falará de você para contagiar outros clientes em potencial.
Seguem 3 caminhos essenciais para se diferenciar:
Nos próximos anos, viveremos mais intensamente a entrada de novos produtos concorrentes aos nossos, graças a banalização e aceleração de muitos segmentos de mercado. Banalização, porque tudo é copiável. E aceleração, porque não se pode frear o desenvolvimento da internet e das máquinas. Esteja atento ao novo, mudando o seu olhar negativo para esta onda de inovação e de consumo mais voltado ao intangível. O cliente é intangível, mas o seu olhar atento para ele, materializa a relação.
Redefina sua rota se preciso. Atinja suas metas acima de tudo.