Marcelo Ortega é um dos maiores palestrantes de vendas do país, reconhecido pelos maiores veículos, publicações especializadas e instituições de educação corporativa do Brasil.
Quer bater um papo de vendas com um especialista no assunto? Você só precisa mandar sua dúvida ou comentário. O próprio palestrante de vendas Marcelo Ortega responderá.
Abaixo você verá várias perguntas respondidas pelo palestrante. Logo depois, use o formulário e envie sua pergunta.
Gostei da Estratégia e me permita acrescentar idéias. Aumentar a produtividade requer medição de mais pontos além do volume de vendas. Visitas, entrevistas, volume de negócios prospectados no mês corrente, assertividade e conversão em vendas, ou seja, quantos negócios cada vendedor tem, versus, o volume previsto para o mês que estamos. O volume de vendas realizado, é claro, é o mais importante. Você precisa implantar formas de visualização, por todos da equipe, destes números, um quadro na parede como metas, número de visitas por dia da semana, total em reais de vendas previstas e realizadas... caso não seja um quadro, coloque uma planilha por e-mail semanalmente. Os 10 primeiros (TOP 10) devem ser premiados, mas os TOP 5 (os cinco melhores), devem ganhar mais, entende. Crie prêmios e reconhecimentos não focados em dinheiro apenas, mas dê maior remuneração para quem vender mais e bônus para quem visitar mais, atender melhor, criar mais perspectivas. Comissão é variável, portanto, estabeleça o percentual do menor valor para o maior, crescente conforme o volume maior de vendas. O bônus deve ser fixo, quando, por exemplo, alguém atinge um volume de visitas x propostas colocadas bem legal. Um prêmio como um Mini DVD, um jantar especial, um troféu que seja, mas dado em público com seu reconhecimento. Crie competição com cooperação, ou seja, todos querem ganhar, mas também tem foco em ajudar os outros, pois você estabeleceu uma meta coletiva, que dá a todos um prêmio coringa (xxx, 00 reais no final do mês). O importante é dar a todos condições de buscarem o resultado. Metas, regras e treinamento.
Cadastre-se abaixo e receba novidades!
Marcelo Ortega é treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes que determinam crescimento, lucratividade e aumento de produtividade dos vendedores e áreas afins como marketing, atendimento, suporte ao cliente, contact center, pós-venda e relacionamento com clientes internos e externos.