O maior palestrante de vendas do Brasil: Marcelo Ortega

Palestras de vendas personalizadas com o renomado palestrante de vendas internacional

Marcelo Ortega é palestrante de vendas, com grandes clientes que contratam palestras de vendas. Conheça melhor o palestrante e suas palestras agora!


papo de vendas

Papo de Vendas

Quer bater um papo de vendas com um especialista no assunto? Você só precisa mandar sua dúvida ou comentário. O próprio palestrante de vendas Marcelo Ortega responderá.
Abaixo você verá várias perguntas respondidas pelo palestrante. Logo depois, use o formulário e envie sua pergunta.

Tenho questionamentos e dúvidas em relação a representantes comerciais, este trabalho é novo para mim. Tenho hoje, 50 representantes cadastrados, porém os mesmos não têm uma responsabilidade com as vendas nem com as divulgações. Foi estabelecida uma meta de 10 alunos por mês e jamais consegui alcançar esta meta. Acredito que o trabalho de representação fica difícil, pois não há nenhum tipo de ajuda de custo para a divulgação. O único pagamento que existe é o de comissão por matrículas efetivadas, e se o aluno não paga a matricula o representante fica sem receber.
1) Como posso melhorar o meu trabalho?
2) Como posso conseguir atingir as metas?
3) Como posso convencer os representantes a divulgar os cursos?

Seguem respostas bem diretas a cada questão

1)Você precisa criar uma área de vendas onde existam regras e reconhecimento para ter resultados. Regras – cada representante deve ter uma meta e ter a sua ajuda para atingi-la. Não trate todos com a mesma meta, a realidade de cada um é diferente. De metas menores aos que nunca chegam nem perto e um prazo para aumentarem seus números. Se a pessoa não se comprometer, será substituída. Reconhecimento – deve haver um ranking e uma premiação, mesmo que simbólica para criar o espírito de competição. Quem vende mais, ganha mais e tem seu nome valorizado no negócio, de alguma forma. A empresa, no entanto, deve promover o anuncio desta mudança no tratamento com a equipe comercial. Deve sobretudo, dar recursos para o trabalho, como folders e demais itens promocionais. O representante deve ter monitoramento e apoio, por que nunca irão vender se não se sentem controlados por você, gerente de vendas.

2) Nunca atingiu a meta, é critico. Uma liderança forte não aceita este insucesso. Você precisa “virar a mesa” ou muda de empresa, se não tiver apoio. Mas não culpe somente a diretoria, você precisa mudar seus hábitos e ter uma atitude mais altiva, mais firme perante as vendas. Uma equipe de 50 pessoas deve ter exemplos de sucesso e alguém que pode servir de referencia para os demais. Recomendo que leia meu livro “Inteligência em Vendas”, que trata como formar, treinar e dirigir uma equipe com fatores de manutenção e motivação diferenciados.

3) Se eles não têm vinculo nenhum e pouco suporte comercial, bem como, gerenciamento, esqueça! Nunca irão divulgar como é preciso. O mecanismo de cobrança de resultados depende do esforço de sua parte e da empresa. O vendedor precisa sentir-se importante e perceber que tem contigo, desafios e responsabilidades. Dê treinamento, ofereça suporte nas negociações, recursos de marketing e regras, como disse, todos precisam ter metas e prazo para atingi-las. Comece por metas menores, elas aumentam a autoconfiança para a pessoa assumir desafios maiores. Boa sorte e mãos à obra.

© Marcelo Ortega 2020.

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