O maior palestrante de vendas do Brasil: Marcelo Ortega

Palestras de vendas personalizadas com o renomado palestrante de vendas internacional

Marcelo Ortega é palestrante de vendas, com grandes clientes que contratam palestras de vendas. Conheça melhor o palestrante e suas palestras agora!


papo de vendas

Papo de Vendas

Quer bater um papo de vendas com um especialista no assunto? Você só precisa mandar sua dúvida ou comentário. O próprio palestrante de vendas Marcelo Ortega responderá.
Abaixo você verá várias perguntas respondidas pelo palestrante. Logo depois, use o formulário e envie sua pergunta.

Trabalho numa corretora com planos de saúde. Gostaria muito que me ajudasse a desenvolver novas abordagens de vendas por telefone para que eu possa compartilhar com minha equipe.

Segue um trecho de um artigo com dicas que servem para vender mais e melhor quando estiver ao telefone e até mesmo a frente de seu potencial cliente

1. Nunca deixe o cliente com a obrigação de retornar a você. O controle de uma venda deve estar sempre na mão do vendedor e isso significa que devemos evitar dar trabalho ao cliente fazendo com que o mesmo tenha que nos retornar ou nos procurar demais. Ser acessível é muito importante, mas existem empresas que não facilitam a entrada de um telefonema de um cliente, por exemplo. O mais grave é quando o vendedor é quem liga ou visita e esquece de definir os próximos passos.
2. Procure sempre uma forma de surpreender desde o início da venda Se o cliente receber de você algo logo no primeiro contato, tal como a técnica FADA ensina, mas, além disso, puder levar algo seu com ele, isso o tornará mais favorável a compra. No entanto, evite presentear clientes sem motivo, busque idéias criativas. Um vendedor de sapatos, certa vez mandou um par de sapatos para um possível cliente, mas retirou um pé do par e em seu lugar colocou um bilhete: “Já pus um pé em sua empresa, se quiser o outro, por favor me receba na semana que vem”.
3. Crie vínculos Parece estranho, mas podemos ter vínculos com nosso clientes se ousarmos ter o princípio relações humanas de Dale Carnegie: “Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa”. Se você fizer com que seu cliente sinta seu verdadeiro interesse, esteja certo que alguns vínculos podem ocorrer:confiança, tranqüilidade, sensação de amizade, conforto, empatia pura. Sempre que nos tornamos interessados no cliente e sentirá mais interesse por nós e por nosso negócios.
4. Pare, Olhe e Escute (POE) Esta na linha do trem esta chamada, mas serve perfeitamente como alerta para o profissional que quiser praticar boa Comunicação com cliente. Jamais inicie uma conversa com um cliente com seu celular em estado sonoro. Ou você o coloca em estado silencioso ou desligue-o. Atender seu celular enquanto estiver com um cliente, denota que ele não tem tanta importância. Evite interromper e ser interrompido por outra pessoa. Seja o mais focado e eficaz em sua Comunicação.
5. Fale em termos do que interessa ao cliente. Comunicar-se bem para criar afinidade é saber dizer coisas que chamam a atenção do cliente e o coloca numa posição confortável. Quando um vendedor fala demais, quebra a sintonia com o cliente. Ouvir mais do que falar é a lei principal na Comunicação. No entanto, é preciso saber falar em termos do interesse da outra pessoa, como diz Dale Carnegie (autor de como fazer amigos e influenciar pessoas. Para isso, procure ser objetivo, dizendo sempre os ganhos que o cliente tem antes de falar detalhes técnicos de sue produto ou serviço.
6. Surpreenda o cliente É meio caminho andado quando o vendedor consegue surpreender o cliente positivamente. Se fizer algo que o cliente não espera, mas que agrade-o, estará conquistando a oportunidade de vender realmente. Um bom começo é refletir como você ou sua empresa podem fazer isso. Um exemplo: um taxista no Rio de Janeiro, quando o cliente entra em seu táxi, recebe uma salva de palmas, gravado em um CD e o taxista diz ao cliente o quanto ele é importante. Dependendo do caso, em vez de salva de palmas ele oferece jornais, revistas e até bebidas, como em um avião, ou melhor, já que em dias de hoje voar não é tão confortável assim.
7. Faça um show de entusiasmo Comece cada contato com o cliente de maneira entusiástica. Mesmo que seja um cliente conservador, coloque energia aliada a objetividade e profissionalismo. Jamais inicie um telefonema ou atendimento de venda sem se olhar no espelho e responder: eu compraria desta pessoa? Acredite! Suas vendas irão aumentar quando seus clientes tiverem mais afinidade por você. Ninguém gosta de vendedor sisudo, com cara amarrada e que não transmite felicidade naquilo que faz.

© Marcelo Ortega 2020.

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